O que significa dar aula online

O que significa dar aula online

A internet mudou a forma como muitas coisas acontecem. Não muitos anos atrás, nós ligávamos para a casa das outras pessoas para marcarmos algo, olhávamos um endereço nas páginas amarelas , perguntávamos para o taxista como chegar em alguma rua menos conhecida. Hoje todas estas ações são resolvidas usando a Internet.

As pessoas conversam pelos smartphones, as páginas amarelas foram engolidas pelo Google, nem o motorista de táxi, ou do Uber, precisa conhecer bem a cidade, porque ele pode usar o GPS do celular. Tudo isso é óbvio e, agora, faz parte do seu cotidiano, provavelmente você nem lembra mais que há poucos anos atrás era tão diferente.

Tanta coisa mudou e revolução também chegou na educação. É possível estudar na internet e aprender sobre praticamente qualquer tema do conforto da sua casa no seu próprio tempo. 

O que mudou na educação online

Existem novas formas de aprender/ensinar online? Podcasts, cursos de graduação a distância, tutoriais no YouTube, webinários ao vivo, cursos online, etc.

No caso da Udemy, a modalidade é cursos online. A plataforma da Udemy é feita para aprender, sendo assim o aluno pode ver os vídeos, marcar os pedaços mais importantes, ouvir mais rápido ou mais devagar, fazer atividades. Toda a plataforma é otimizada para aprender, enquanto o YouTube, por exemplo, vai de mostrar vídeos, sem se preocupar com a ordem ou com materiais de apoio. O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos, não de ensino.

Já o modelo de negócio, economia colaborativa.

Mas o que é economia colaborativa?

Quantos carros o Uber tem? Quantas casas o Airbnb tem? Quantos hotéis o Peixe Urbano tem? Eles não tem! Eles fazem grandes hubs em que várias opções estão disponíveis e, assim, pessoas com uma demanda podem comprar um serviço ou um produto entre várias opções

A mesma coisa se aplica à Udemy! A Udemy não vende os próprios cursos, ela coloca em contato instrutores com alunos. Os instrutores têm um espaço gratuito para hospedar seus cursos e compartilham seu lucro com a Udemy, já os alunos podem pesquisar muitas opções em um só lugar, ler avaliações de outros alunos, comparar conteúdos e escolher a melhor.

 

Como funcionam os cursos na Udemy

Os alunos sabem que é possível achar vários cursos na Udemy, então é bem comum que eles pesquisem por temas do seu interesse. Consultando as avaliações de outros alunos, o escopo, a duração do curso, o aluno vai escolher e comprar um curso.

O site da Udemy tem mais de 50 milhões de acessos por mês, vários links de outros site, muito tempo no ar, por isso os cursos dentro da Udemy também pode rankear bem no Google para buscas de cursos online, isto é, os cursos da Udemy podem aparecer na primeira página no Google. Dessa forma, é possível que até alguém que ainda não conhece a Udemy encontre o seu curso. Por outro lado, criar seu próprio site e fazer com que ele esteja na primeira página do Google é um investimento de longo prazo.

O instrutor também pode promocionar o seu curso para a sua própria rede e direcionar para a compra na Udemy. Ainda neste caso, a experiência agrega para o instrutor, já que ele não vai pagar pela hospedagem do seu curso e não terá nenhum gasto, se não houver venda.

O instrutor tem um ambiente seguro e otimizado para o aprendizado, o aluno pode escolher entre várias opções e a Udemy, por sua vez, se encarrega de colocar esses dois lados em contato.

 

Como é feito um curso?

Os cursos são compostos de grupos de mini vídeo aulas,  além disso também há exercícios, atividades e materiais extras para praticar o que foi aprendido.

Cada aula é curta com cerca de 3 minutos, assim o aluno pode encontrar qual tema quer revisitar, além de deixar o aprendizado mais dinâmico. Imagina você tendo que assistir 3 horas de vídeo aula de uma só vez?

Voltando para a produção do curso, o instrutor pode gravar os vídeos com seu próprio notebook, alternando entre o vídeo do instrutor e uma apresentação de slides. Pode se usar o microfone do próprio notebook, porém é bem comum usar um microfone externo para melhor a qualidade do som. Com o amadurecimento do seu curso, você pode mudar as suas aulas, usar um estúdio, uma câmera profissional.

É altamente recomendado fazer um primeiro vídeo, enviá-lo para o feedback da Udemy e, só depois de aprovado, criar todos os demais. Você pode ter certeza da qualidade do áudio e câmera, sem perder tempo gravando o seu vídeo de novo.

 

Conclusão

Você, seu conhecimento e o seu computador são mais que suficientes para começar na Udemy. Os riscos são baixos, porque você não está assumindo um contrato com ninguém. O conteúdo continua sendo seu, você pode usá-lo em outros lugares se quiser.

Leave a Reply

Close Menu