Eu tenho medo de ser instrutora ou instrutor

Eu tenho medo de ser instrutora ou instrutor

Eu tenho medo de ser instrutor ou instrutora.

Bem-vindo ao clube! Eu também tenho.

Você provavelmente ja sofreu de “síndrome do impostor”.

E se alguém disser que meu curso é ruim? E seus meus amigos descobrirem? E se uma pessoa que sabe mais que eu achar meu curso? E se eu virar piada, porque eu não sou bom o suficiente? E se eu aprender tal coisa primeiro e depois fazer meu curso?

Vou te devolver mais perguntas:

Sim, provavelmente existem pessoas que sabem mais que você do seu tema, mas será que elas sabem e querem ensinar? Quantas pessoas sabem menos que você? Quantas pessoas poderiam aprender com você?

É muito comum sentir esta preocupação, eu posso te garantir. Cabe a você superar seus medos e ir mais longe.

Vou te dar algumas dicas mais práticas para superar o seu medo e criar um curso.

Medo #1 Não sei o suficiente

Pesquise outros cursos da sua área na Udemy e veja se conhece todos os tópicos, isso vai te ajudar a entender o mercado e planejar o seu curso.

Considere se você ensinaria desta forma ou se teria uma abordagem diferente, talvez você pode ensinar a sua área de conhecimento por um novo ângulo.

O importante é encontrar algo de que você realmente goste e que se sentia confortável para explicar.

Dica extra: se você tem um blog ou uma conta no linkedin, experimente escrever um artigo e compartilhar com a rede. Observe como as pessoas reagem.

Medo #2 Não sei fazer vídeos

Assista aulas gratuita de outros cursos e veja como os instrutores se comunicam, como eles usam a câmera. Você vai encontrar vários cursos com uma edição bem complexa, também há cursos apresentando um powerpoint e fazendo uma captura da tela do seu computador. No seu caso também vai ser um processo constante de crescimento: começar fazendo como é possível e depois ir lapidando a sua técnica, você pode até testar se mais tempo investido em edição melhora as avaliações que os alunos dão ou se não faz diferença.

Como aluna da Udemy, eu ousaria dizer que o conteúdo em si me encanta mais que só um estúdio. Se você me explicar algo extremamente útil, o layout da apresentação se faz menos importante.

Medo #3 e se não der certo

Se não der certo, você simplesmente pode desativar o seu curso e retirar o seu conteúdo da Udemy, já que não há nenhum contrato.

E se der certo? E se várias pessoas aprenderem contigo? Melhor começar com algo completo, mas sem exageros de produção, testar você mesmo os resultados e, depois, investir em fazer algo melhor ainda.

Assim você reduz os seus riscos e os seus medos. Simples assim, sem mistérios.

Medo #4 não gosto de ser filmado

Normal, né? Você vai reparar em todas as coisas de que você não gosta em você mesmo, seu aluno vai prestar atenção no que você está dizendo, então não se preocupe com isso. Prometo que você vai se sentir muito bem quando algum aluno seu disser que aprendeu muito contigo.

Leave a Reply

Close Menu