Como melhorar a comunicação com seus alunos?

Todos nós instrutores de cursos online sabemos da necessidade de se comunicar correta e constantemente com nossos alunos. Mas, como melhorar a comunicação com seus alunos?

Olá! Eu sou a Leila, Professora, Empreendedora e Instrutora Udemy!

Todas as terças-feiras eu escrevo aqui para falar com você sobre a Vida de Instrutor Udemy e esta semana nosso tema é a comunicação! Como melhorar a comunicação com seus alunos para conquistar alunos fiéis?

  • Para conhecer um pouco melhor o meu trabalho, visite meu perfil de Instrutora Udemy. AQUI você também vai encontrar todos os meus contatos!

Comunicar? Como assim?

Sim, comunicar-se correta e constantemente com seus alunos vai fazer toda a diferença para ele (pois vai facilitar o processo de aprendizagem) e para você (pois seus alunos são o seu melhor capital!).

Sempre que eu falo sobre comunicação eu me lembro do Chacrinha… você chegou a conhecê-lo? Se não, tudo bem… é que eu já estou passando dos quarenta (pschiiiiit!) e as têm coisas que ficam guardadas para sempre na memória da gente… uma delas é das frases mais famosas e significativas do Chacrinha:

Quem não se comunica, se trumbica!

Se você não conhece a figura, tem um vídeo no final deste post, ok?

E a verdade é que na vida, como nos negócios e na educação,  quem não se comunica, (realmente) se trumbica! A comunicação entre você e seus alunos de cursos online não pode se limitar à mensagens automáticas e respostas rápidas no fórum de discussão. Também não pode sobrecarregar você, é claro! Mas então como fazer? É isso que nós vamos tentar discutir neste post!

Como melhorar a comunicação com seus alunos?

Existem diferentes maneiras, mas vamos começar pelo mais simples, ok?

Responda as perguntas dos seus alunos em tempo hábil:

ou seja, não espere uma semana nem duas para responder as perguntas dos seus alunos. De preferência, reserve algumas horas do seu dia justamente para isso.

Comente as avaliações:

seu aluno fez a gentiliza de avaliar seu curso com 5 estrelas? Então, agradeça publicamente! A avaliação foi negativa? Então, coloque-se à disposição para conversar com seu aluno, para escutar e considerar as sugestões dele. Faça isso também publicamente e assim os visitantes da sua página de inscrição saberão que você se importa com cada um dos alunos.

Mas, como eu já falei para você, esses não são e nem devem ser as únicas formas de comunicação com seus alunos. A plataforma Udemy oferece também um sistema de mensagem muito eficiente e você pode usá-lo para melhorar esse contato e facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

 

Ferramentas de comunicação disponíveis na Udemy

Acessando o painel do seu curso na Udemy, você vai encontrar a aba “comunicações”. Nesta aba, existem 3 três outras: anúnicos, e-mails promocionais  e  mensagens automáticas.

criar curso na udemy

Mensagens automáticas:

As mensagens automáticas são as mensagens de boas-vindas (enviadas automaticamente quando o aluno se matricula no seu curso) e as mensagens de parabéns (enviadas automaticamente quando o aluno completa 100% do seu curso). Essas mensagens são de grande importância pois elas marcam os dois pontos extremos do seu curso: o início e o fim! Nelas é importante que você deixe bem claro para o seu aluno que você está ali (e continuará) para ajudá-lo nesse processo. Muitos alunos respondem essas mensagens e é sempre uma possibilidade para que você continue a conversar com ele.

Anúncios:

O anúncios são as mensagens que ficam visíveis no painel do seu curso. Você pode enviar até 4 anúncios por mês e compartilhar com seus alunos informações sobre o curso, materiais complementares, publicação de novas aulas, entre outras coisas.

E, você pode transformar esses anúncios em uma espécie de newsletter semanal. Defina um dia da semana para escrever para seus alunos, contar as novidades do curso, compartilhar conteúdo complementar e até falar um pouco sobre você e seu trabalho em geral! Esta é uma forma eficaz de se comunicar com seus alunos! Converse com eles! Peça sugestões, opiniões e mostre que você não se esqueceu dele mesmo que ele tenha se matriculado no ano passado e nunca tenha finalizado seu curso!

Se você tem um blog, um canal no youtube, páginas profissionais nas redes sociais, mostre também o que você publicou de interessante! Convide-os a acompanhar você e não somente dentro da plataforma Udemy.

Lembra que no início deste post eu falei que seu aluno é o seu melhor capital? Pois é… e o que a gente precisa fazer com nosso capital? Cuidar com toda a dedicação possível para que ele não se perca, não é mesmo?

Quando o capital é humano ele tem sentimentos e vontade própria! E, o melhor sentimento que você pode gerar no seu aluno é a gratidão! Seu aluno não pode achar que você só se lembra dele quando está lançando um novo curso… ele precisa saber que ele está sempre nos seus pensamentos e que você continua criando conteúdo relevante para ele!

Eu tenho um amigo que só lembra de mim quando precisa de dinheiro…. se você também tem um desses, você sabe muito bem como seu aluno vai se sentir recebendo somente e-mails promocionais de você!

Aproveite esses anúncios educacionais, compartilhe com seus alunos o conteúdo que você está criando, comemore datas especiais, desabafe (mas não fique choraminguando o tempo todo pois ninguém aguenta isso!) e faça com que ele saiba que ele é importante para você!

Fazendo esse trabalho constante de comunicação educacional você será bem-vindo (e até esperado!) quando enviar um e-mail promocional.

E-Mail Promocional:

Os e-mails promocionais não ficam disponíveis para visualização constante dentro da plataforma, mas são enviados diretamente para a caixa de correio eletrônico dos seus alunos. Você pode enviar até 2 e-mails promocionais por mês, então, faça-o com atenção!

Nos e-mails promocionais, você poderá divulgar abertamente seus cursos. Se você está lançando um novo curso, não pode esquecer de comunicar este lançamento para seus alunos. Envie um cupom de desconto especial e incentive a inscrição no seu próximo curso!

Se você não está lançando nenhum novo curso, sem problemas! Crei uma promoção especial por tempo limitado, comemore: uma data festiva, a quantidade crescente de alunos e também ofereça recompensas!

Gentileza gera gentileza, lembra?

Um exemplo simples de recompensa: no domingo eu resolvi tirar uma (grande) parte da minha tarde para atualizar minha lista de alunos na Udemy. Depois de exportar e manipular diferentes tabelas no Excell, a última manipulação (reunir todos os alunos e todas as matrículas e em seguida “reorganizar” para que apareçam em ordem alfabética) me trouxe uma informação mais do que importante: quase 50% dos meus alunos estão matriculados em dois ou mais dos meus cursos! Entre esses, não são raros os que já participaram de todos os 9 cursos publicados até agora… Você não acha que a fidelidade e a confiança de um aluno precisa ser recompensada? Eu acho! E foi por isso que enviei exatamente este e-mail para meus alunos ainda pela manhã:

Os mais antenados já me escreveram e já receberam seus cupons de 100% de desconto. Eles estão felizes, eu estou feliz e sei que ganhei um pouco mais da confiança deles pois mostrei que eu estou vendo o que eles estão fazendo (no caso, se matriculando nos meus cursos) e me importando com isso.

Nós todos queremos ser vistos, notados, percebidos no meio da multidão… com nossos alunos não é diferente!

E, seu puder dar um conselho para melhorar efetivamente a comunicação com seus alunos, ele é: crie sua rede de alunos!

Crie sua rede de alunos

As redes sociais facilitam e muito a comunicação! Pense que, grande parte dos seus alunos não acessa a plataforma semanalmente. Na verdade, não são raros os alunos que se matriculam nos cursos e “esquecem” completamente deles. Ou, quando acabam também não voltam mais, por mais que você se esforce! Por isso, criar uma comunidade fora da Udemy também é uma ótima opção!

É claro que cada instrutor deve procurar a rede social que mais se adapta ao seu conteúdo e ao seu público-alvo mas, eu vou usar o exemplo do Facebook pois ele continua sendo a rede mais popular.

Crie uma fanpage profissional: aqui você poderá reunir seus alunos e conquistar também outros seguidores (e futuros alunos?). Além disso, a vantagem da fanpage é não confundir o pessoal com o profissional… em tempos de super-exposição e discórdias de todos os tipos nas redes sociais, se preservar nunca é demais! Uma outra opção seria criar um perfil profissonal mas essa de dois perfis eu pessoalmente acho que dá muito trabalho!

Crie um grupo fechado e exclusivo para seus alunos: criar um grupo é uma ótima estratégia de comunicação por dois motivos:

  • Seus posts, anúncios e promoções são visualizados quase que imediatamente;
  • Seus alunos se sentem parte de uma comunidade ( o que todo ser humano busca e precisa!)

A criação de grupos também possibilita uma maior interação entre os alunos e até a entreajuda! E, no final das contas, não é este o melhor uso das redes sociais?

Bom, mas e você? O que faz para melhorar a comunicação com seus alunos? Compartilhe suas dicas e estratégias aqui conosco! Saber nunca é demais!

Ahh, já ia esquecendo… se você não conheceu o Chacrinha, então aperta o play pra ver a figura 😉

About the Author

Leila Adriano Ostoyke é Professora, Empreendedora Digital e Instrutora Udemy.

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