Como melhorar a venda dos seus cursos?

Quer dicas para melhorar as vendas de seus cursos? Este post é para você! Nele o instrutor André Prado compartilha suas melhores dicas de vendas!

*Por André Prado

Quem nunca se deparou com um gráfico de vendas um pouco mais murcho do que você gostaria? Eu posso não ser um mestre em termos de vendas, mas gostaria de dividir com vocês um pouco sobre minha experiência nesse quesito, lembrando que não necessariamente o que funciona para mim vai funcionar para você (e vice-e-versa) e que o importante é sempre testar-avaliar-melhorar-testar e assim por diante.

Vale anunciar no Facebook?

Muitos amigos instrutores se perguntam se anúncios no Adwords ou Facebook convertem em vendas e se valem a pena. Geralmente a resposta que eles encontram é : ‘Gera muitos cliques mas poucas – ou nenhuma – venda e por isso não vale a pena’ mas eu acredito que é preciso ver os anúncios de forma diferente.

O que é conversão?

Antes de tudo, é preciso definir o que é ‘conversão’. Quando as pessoas entendem que uma conversão significa uma venda, as métricas geralmente  indicam que anúncios (seja em Adwords ou Facebook) não valem a pena. Isso porque, estatisticamente, é muito difícil vender um curso através de um anúncio no Facebook que direcione a audiência diretamente a página do curso na Udemy (o que eu suponho que é exatamente o que a maioria dos instrutores fazem).

Como criar seu funil de vendas:

Minha dica é pensar que um anúncio, em qualquer plataforma, não é feito para vender exatamente, mas sim para atrair pessoas interessadas para perto de você.

O ideal é levar essa pessoa a um ebook gratuito relacionado ao seu curso, por exemplo. Nesse caso, o download pode ser bloqueado e você só concede o material à pessoas que deixarem seu email no site, com isso, você cria uma base de dados de pessoas interessadas no assunto do seu curso.

A partir daí, o instrutor pode iniciar contato com essa pessoa e ir convencendo-a de que ela precisa daquele curso e daquele conhecimento. Isso é o que os profissionais de marketing chamam de Inbound Marketing, uma técnica poderosa de vendas que vai qualificando seus potenciais compradores até gerar uma conversão.

Fazer um funil de vendas bem feito dá um pouquinho mais de trabalho do que simplesmente anunciar em Facebook ou Adwords, mas o resultado é duradouro e gera benefícios que vão além de um único curso. Um aluno fiel tende a comprar mais de um curso do mesmo instrutor e ainda divulga esse curso aos seus amigos.

Do curso gratuito ao usuário pagante:

Outra opção é fazer um anúncio na sua plataforma escolhida enviando a pessoa para um curso gratuito (pode até ser na Udemy) e atrair essa pessoa para o seu conteúdo na plataforma. Antes da Udemy, eu tinha uma plataforma de ensino própria onde eu oferecia um mini-curso gratuito – mediante ao cadastro com um email válido. Eu mantinha essas pessoas em uma base de emails que eu alimentava periodicamente com materiais sobre o curso, dos benefícios do curso,, cases de ex-alunos, etc.

Logo que comecei a cultivar esse contato com possíveis alunos, as vendas aumentaram bastante e naturalmente estabelecemos um relacionamento de professor-aluno. Meu custo por venda se tornou baixo e a minha margem por matrícula era de aproximadamente 70% (já contando os gastos com anúncios e software de automação dos emails). O resultado: uma venda a cada dois dias.

O número pode parecer pequeno, mas como o valor do ticket era relativamente alto e meu investimento baixo (não passava de R$300/mês), o retorno valia muito a pena.

 

E aí, o que achou dessa nova maneira de pensar em promoção de cursos?

Espero que essas dicas tenham sido valiosas e que possam ajudar vocês, colegas instrutores, a mudarem a forma como anunciam seus conteúdos!
Bons cursos e boas vendas!

 

André Prado é instrutor Udemy. Você pode ver o perfil aqui.

About the Author

Líder da comunidade de instrutores na Udemy Brasil

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Tania Virginia Sena - April 27, 2017 Reply

Ola,

Sou instrutora da Udemy do curso em ingles Virtual Reality and Apps for Therapies. Fiz varios cursos presenciais no Rio, e online tbm. Ja sabia dessas dicas mas vc colocou de um jeito muito simples. Valeu muito a pena ler seu artigo. Gostaria de receber mais dicas suas.

Fico no aguardo !

Abs e boa sorte.

Tania

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