Escolhendo a melhor plataforma de cursos online

Você ouviu falar da revolução que o ensino online está trazendo à educação e decidiu ingressar neste novo universo!

Você está decidido a ensinar algo e já começou a preparar seu material. Eis que surge uma nova questão: onde publicar o meu curso online?

Durante um ano eu vivi esse mesmo dilema, testei diversas alternativas, avaliando os prós e contras de cada uma delas e buscando a solução que se adequasse melhor ao meu objetivo de conquistar minha liberdade profissional e financeira através da educação online.

 

Plataformas diferentes para objetivos diferentes:

São várias as opções existentes e cada uma delas oferece uma vantagem e estilo diferentes, aqui vão algumas das mais comuns e minhas opiniões sobre elas.

 

Plataformas SaaS: sua maior preocupação é o conteúdo

Em geral, a maior vantagem de plataformas SaaS, como a Udemy, é que você só tem que se preocupar com o conteúdo do seu curso (Não que conteúdo seja uma preocupação pequena, mas isso é assunto para outro post). Mas fique atento pois cada uma delas  possui seu próprio formato, exigências distintas e uma experiência de ensino diferenciada.

 

Plataformas de infoprodutos: Você define o formato do seu material

Plataformas de infoprodutos como Hotmart, Eduzz são mais livres quanto ao formato do seu material. Elas permitem todas as formas de conteúdo online, incluindo cursos em vídeo. O desafio para um marinheiro de primeira viagem é entender qual o melhor formato para apresentar seu material e entender que nem todo usuário do site estará em busca daquele formato ou produto específico.

 

Plataforma própria: exige maior conhecimento técnico

Plataformas próprias, como WordPress e Joomla, oferecem controle total sobre a parte técnica, requerimentos do curso, possibilidades de design, etc. Essa opção, por outro lado, exige muito conhecimento técnico ou um profissional que possa cuidar disso para você.

 

Por que escolhi a Udemy?

Depois de muitos testes e muitas pesquisas escolhi a Udemy. Veja abaixo os principais motivos que me levaram a essa decisão:

– Custo ZERO: não custa nada fazer o upload de seus cursos, não importa quantos cursos e qual o tamanho deles.

– Um programa de revenue share (distribuição de receita) justo: A Udemy trabalha com um sistema de divisão de receita, onde você fica com a maior parte da receita (97% para ser mais preciso) quando a venda do curso é promovida por você. Quando a venda é promovida pela Udemy, através dos seus diversos canais, como orgânico, mailing, programa de afiliados, e mídia paga, você compartilha um pouco da receita sobre a venda.

No “pior” dos casos, você recebe 25% da receita pela venda do seu curso, considerando que não teve absolutamente nenhum esforço para vende-lo e que futuramente você poderá vender um novo curso para este aluno recebendo 97% pela venda. Para quem entende um pouquinho mais de marketing digital, a sacada aqui é a seguinte: você não paga por um lead (aluno). Você recebe por um lead. Não é sensacional?
– Venda seu curso mesmo sem ser um ninja em marketing: A Udemy tem mais de 13 milhões de alunos no mundo, e promete crescer muito no Brasil com campanhas de marketing agressivas e focadas em aquisição. O que isso significa? Que a Udemy vai te ajudar a vender seu curso através de diversos canais. Seus cursos serão vendidos sem que você precise fazer seu próprio marketing.

– Um sistema estável, robusto e confiável: Apesar de ainda ser uma StartUp, a Udemy está crescendo muito rapidamente e possui um sistema robusto e confiável. Digo isso porque até hoje nunca tive nenhum problema técnico sério que desestruturasse a minha experiência ou a dos meus alunos. A Udemy investe muito em melhoria sugeridas pelos instrutores e alunos.

– Suporte técnico rápido e de qualidade: A Udemy tem uma equipe bem qualificada, e que fornece suporte em todas as fases de criação de curso. Os alunos também possuem um canal exclusivo de suporte para tirar dúvidas, reportar erros ou sugerir melhorias.

– Facilidade de uso: a plataforma da Udemy é muito intuitiva, simples, e está em constante melhoria.

– Liberdade: A Udemy não pede exclusividade e você está livre para testar outros modelos e canais, ou usar a Udemy apenas como um canal complementar.

– A melhor experiência para o aluno: e como instrutor, desejo que todos os meus alunos tenham uma experiência de ensino incrível, que paguem pelo curso única uma vez e tenham acesso vitalício (com direito a todas as atualizações), que possam acessar os cursos de qualquer dispositivo (computador, tablet, celular e inclusive offline) e que ganhem um certificado de conclusão. E sabe a melhor parte? Alunos satisfeitos compram mais de um curso do mesmo professor e de quebra ainda recomendam o curso para os amigos.

 

Resumindo, a Udemy me chamou a atenção por oferecer custo zero de implantação e manutenção, sistema robusto, suporte de qualidade, facilidade de uso e um marketing que me ajudasse a vender meus cursos. Pensando nos alunos, escolhi uma plataforma que garante uma experiência de ensino incrível e um aprendizado de verdade. E quer saber? Fiz uma excelente escolha, graças ao Udemy eu finalmente conquistei a minha liberdade profissional e financeira por meio da educação.

 

E você, pronto para embarcar nesse universo da educação online?

About the Author

Empreendedor, educador, guitarrista frustrado e geek (não necessariamente nesta ordem).

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