Em qual estilo seu curso se enquadra?

Cursos online, salvo certas excessões, se enquadram em quatro estilos diferentes:

  • Cursos conceituais ou teóricos;
  • Cursos baseados em soluções;
  • Cursos baseados em competências específicas;
  • Cursos práticos;

Esses estilos foram mapeados através das necessidades do aluno e suas expectativas de aprendizagem e levam em conta pesquisas científicas realizadas em ambos os ambientes online e offline. Pense no seu estilo de curso como o alicerce do processo de criação – como você escolhe construir em cima dele depende de você.

A importância de definir o estilo do curso

Para definir os estilos de curso, fizemos uma ampla pesquisa de ciência de ensino tanto nos cursos da Udemy, quanto nos cursos pelo mundo afora. O que concluímos é que a maior parte dos cursos de sucesso cai em um das 4 categorias mencionadas anteriormente. Escolher um estilo e projetar o curso a partir dele, aumenta e muito as suas chances de sucesso.

O seu objetivo é garantir que os alunos absorvam o máximo de conhecimento e que tenham uma experiência de aprendizado divertida e prazerosa. Ter um estilo definido, te ajuda trilhar este caminho e tornar o curso relevante para sua audiência.

Quer um incentivo a mais?

Um aluno motivado com o que aprendeu tende a divulgar o curso para seus amigos, e fazer outros cursos com o mesmo instrutor. Isso sem falar naquela avaliação 5 estrelas que torna seu curso muito mais atrativo para outros alunos.

 

Cursos conceituais ou teóricos

Cursos conceituais ou teóricos instigam o aluno a pensar, se aprofundar e criticar o tema do curso. O objetivo deste estilo de curso é fazer com que os estudantes entendam um determinado assunto, se envolvam com seus conceitos e satisfaçam sua curiosidade.

Cursos inspiradores e repletos de conteúdo!

Cursos que seguem esse estilo apresentam conceitos existentes em um determinado campo (seja música, finanças, matemática e etc), introduzindo ao aluno um novo universo de conhecimento de forma a aguçar sua curiosidade e estimular novos aprendizados.

Exemplos de cursos conceituais ou teóricos:

  • Introdução a finanças corporativas: um curso focado em dar uma visão geral ou contexto sobre diferentes facetas do campo de finanças corporativas.
  • Aprenda a Ler e escrever música – do Iniciante ao Avançado: Ensina conceitos-chave na teoria musical, e dá as ferramentas necessárias para que os alunos desenvolvam seus próprios experimentos

Como identificar se seu curso possui esse estilo:

Aí vão algumas características chave dos cursos conceituais:

  • Cursos ricos em conteúdo, repletos de conceitos e ideias
  • O objetivo desses seu cursos é compartilhar uma visão geral, introduzir um tema ou um ponto de vista sobre um determinado tema. A missão do instrutor é expandir o pensamento do seu aluno.
  • Ao planejar este tipo de curso, o foco do instrutor é transmitir os conceitos, e fazer com que eles sejam absorvidos pelo aluno.

 

Cursos baseados em soluções

Cursos baseados em soluções motivam o aluno a agir de forma inovadora e ampliada dentro de uma habilidade específica. O objetivo deste estilo de curso é expandir os horizontes dos alunos, fazendo com que eles adotem novas técnicas e melhores práticas dentro de certas áreas.

Cursos que criam um diferencial de mercado

Os cursos baseados em soluções dão aos alunos uma vantagem em seus campos de atuação, deixando-os motivados com o próprio conhecimento.

Exemplos de cursos baseados em soluções

  • Marketing para instagram: um guia passo a passo para conseguir 10.000 seguidores: Um curso que ensina como posicionar sua conta de instagram, e que te oferece ferramentas práticas e websites interessantes para dar ampliar seu número de seguidores.  
  • Travel Hacking: Viaje de forma barata, inteligente e divertida: Um curso que oferece dicas práticas para planejar e aproveitar sua viagem ao máximo, saiba onde encontrar passagens baratas, como conseguir descontos em hotéis e muitas outras dicas para melhorar a sua experiência de viagem.

Como identificar se seu curso é baseado em soluções

  • Cursos que oferecem novas abordagens para problemas específicos
  • Cursos repletos de ferramentas táticas e dicas para aplicá-las. A missão do instrutor é capacitar os alunos a resolverem seus próprios problemas e necessidades.
  • Ao planejar este tipo de curso, o foco do instrutor é a compreensão, (retenção) e aplicação dos conceitos.

 

Cursos baseados em habilidades específicas

Os cursos baseados em competências estimulam os alunos a avançarem, de forma significativa e visível, em uma área de conhecimento. O objetivo deste tipo de curso é empoderar os alunos a alcançarem novos níveis em seu desempenho, ganhando confiança em diversas habilidades e tópicos dentro de uma área específica.

Cursos que ajudam o aluno a dominar um assunto

Cursos baseados em competência específicas e que dão aos alunos um senso de domínio em um determinado assunto.

Exemplos de cursos baseados em habilidades específicas

  • Curso completo de desenvolvimento Android – Crie 14 Apps: Curso focado em ensinar uma habilidade de forma prática por meio de projetos. No final do curso o estudante estará apto a desenvolver seus próprios aplicativos.
  • Curso de escrita: Aprenda a escrever livros Best-Sellers por meio de diálogo simples: Um curso focado em melhorar as habilidades de escrita do estudante por meio de exemplos práticos e exercícios focados.

Como identificar se seu curso é baseados em habilidades específicas</h3>

  • Cursos que abordam as principais competências dentro de uma área de estudo
  • Cursos que desafiam o estudante a melhorar seu nível de proficiência de um assunto. A missão do instrutor é ajudar o estudante a avançar em seus conhecimentos.
  • Ao planejar este tipo de curso, o foco do instrutor é projetar para a compreensão, (retenção de conhecimento) e aplicação do conteúdo na prática

 

Cursos Práticos

Cursos práticos estimulam os alunos a seguirem o instrutor, de forma tática e passo a passo, conforme ele transmite o conhecimento sobre um tópico ou habilidade específica. O objetivo deste estilo de curso é estimular os alunos a realizarem tarefas seguindo passos específicos; o resultado é uma experiência completa e inspiradora.

Cursos que guiam o aluno passo a passo
Os cursos baseados em experiência oferecem aos alunos um guia claro para realizar uma tarefa com sucesso.

Exemplos de cursos baseados em experiências

  • Curso de desenho para crianças – aprenda passo a passo como desenhar animais: cada aula ensina como desenhar um animal diferente, um curso focado na experiência de desenhar e não em teorias de desenho.
  • Curso de construção de um sistema de irrigação de gotejamento de PVC para o seu jardim: um curso que ensina como construir o sistema de irrigação e todos os passos logísticos necessários.   

Como identificar um curso prático:

  • Cursos cuja ordem das tarefas impactam no objetivo final do curso
  • Cursos que ensinam uma habilidade física e/ou resultam em um produto final específico.
  • Cursos projetados como uma viagem, onde o aluno é convidado a navegar pelo conteúdo, participar e fazer junto com o instrutor.
  • Ao planejar este tipo de curso, o foco do instrutor é projetar para a aplicação do conceito. Esse estilo de curso não é recomendado para a maioria dos tópicos, mas pode ser útil se não é importante que o aluno internalize o que eles estão fazendo.

 

E então, qual o estilo do seu curso?

About the Author

Líder da comunidade de instrutores na Udemy Brasil

Leave a Reply 0 comments

Leave a Reply: