O que constitui uma boa apresentação diante da câmera?

Como instrutor você deve preparar, além do conteúdo do seu curso, uma excelente apresentação para atrair seus alunos e fidelizá-los. Hoje, com tantos recursos tecnológicos e audiovisuais, é essencial manter uma boa apresentação, principalmente em um curso que é online, onde seus vídeos serão sua porta de entrada. Portanto, listamos abaixo algumas dicas que podem melhorar sua apresentação diante da câmera de filmagem, colaborando para que sua aula fique ainda mais especial!

Fale com emoção:

Acreditamos que essa seja a dica mais importante de todas. Quando demonstramos energia e entusiasmo, passamos interesse para quem nos assiste e acabamos envolvendo as pessoas. A emoção do orador tem influência determinante no processo de conquista dos ouvintes. Lembre-se de agir de forma natural.

Prepare-se antes de gravar:

Você deve estar com o conteúdo na ponta da língua. Faça exercícios em frente ao espelho e grave mais de uma vez para que possa se observar. Não confie na sua memória, leve um roteiro, deixe tópicos preparados que lembrem o conteúdo que você deseja expor.

Seja coerente e linear:

Ao transmitir a informação, você deve explicar o conteúdo que tenha início, meio e fim, para que seus alunos tenham compreensão do que você está ensinando. Evite sair da linha de raciocínio, seja prático e eficaz.

Postura e Visual:

Apresente um estilo visual que seja compatível com o seu curso, assim como o cenário. Se você for apresentar alguma atividade física, talvez seja interessante gravar ao ar livre, caso seja uma aula de gastronomia, a cozinha pode ser a melhor opção, se você for falar sobre T.I, utilize uma roupa mais formal, etc. Tome Cuidado com a falta de gestos, mas seja mais cauteloso ainda com o excesso de gesticulação.

Use o bom-humor:

Um orador bem-humorado acaba atraindo a atenção de seus alunos com maior facilidade. Torne sua apresentação leve e interessante, mas tome cuidado para não exagerar e perder a seriedade do seu conteúdo.

Recurso audiovisual:

A qualidade do áudio, vídeo e edição podem fazer toda a diferença! Utilize esses recursos para deixar seu material interessante. Hoje existem muitos vídeos na internet, faça algo profissional, caso contrário, você perderá credibilidade.

About the Author

Líder da comunidade de instrutores na Udemy Brasil

Leave a Reply 0 comments

Leave a Reply: