Conheça o Design Instrucional

A educação à distância (EAD) evoluiu consideravelmente junto ao avanço tecnológico, criando a possibilidade de atender a demanda de ensino por baixo custo e alta qualidade. Diversas pessoas podem participar da mesma aula, em diversas localidades e em diferentes horários, mas por ser uma técnica de ensino nova, e, pela falta de experiência dos profissionais em planejar um curso online, com um processo de aprendizagem completo, muitos erros ainda são cometidos.

Muitos professores e instrutores ainda acreditam na aula expositiva e tradicional, como estratégia para apresentar suas teorias. Exigem dos alunos, por meio de provas e exercícios, a devolução do conhecimento que lhes foram transmitidos de forma mecânica. Este método de aprendizado não traz motivação e prazer em aprender e acaba transformando as aulas em uma “obrigação”. Este não é o sentimento que os professores esperam de seus alunos, afinal, os profissionais buscam por reconhecimento.

Neste contexto, surge o Design Instrucional: a engenharia pedagógica que trata do conjunto de métodos, técnicas e recursos utilizados em processos de ensino-aprendizagem para garantir que as informações sejam transferidas com clareza, compreensão, eficiência nos recursos, disponibilidade de matérias e tecnologias, entre outros fatores.

Isso torna o Design Instrucional um grande recurso de tecnologia na educação. Para entendê-lo de uma forma mais fácil, podemos dizer que o Design Instrucional objetiva facilitar o processo de aprendizagem por parte dos alunos de cursos online. A aplicação dessa técnica possibilita planejar, desenvolver e implementar projetos de capacitação bem alinhados em seus objetivos, estratégias didáticas e tecnologias educacionais utilizadas. Isso gera maior eficácia no atendimento a necessidades de aprendizagem em menos tempo e com mais satisfação para os aprendizes.

Seguem algumas dicas que podem te ajudar a estruturar seu curso online atendendo as demandas do Design Instrucional:

  • Analise o contexto de implementação de seu projeto;
  • Examine o perfil e as necessidades de seu público-alvo;
  • Mapeie objetivos específicos e pré-requisitos de aprendizagem;
  • Selecione estratégias didáticas e motivacionais, mídias e tecnologias educacionais adequadas a diferentes tipos de aprendizagem, objetivos e público-alvo;
  • Sequencie o próprio projeto instrucional em diferentes etapas;
  • Utilize roteirização multimídia, uso de cores e objetos de aprendizagem, gamificação e outras técnicas que podem tornar seu curso divertido.

About the Author

Líder da comunidade de instrutores na Udemy Brasil

Leave a Reply 0 comments

Leave a Reply: