O que faz o coração de um instrutor Udemy disparar e voar mais alto?

O que faz o coração de um instrutor Udemy disparar e voar mais alto?

Olá! Vou começar meu post de hoje pedindo desculpas (pois o combinado era escrever toda terça-feira e hoje já é quarta!), mas a Vida de Instrutor é assim: seus cursos e seus alunos estão em primeiro lugar! Ontem passei o dia terminando algumas aulas para poder enviar meu novo curso “Como criar um curso online?” e confesso que não pensei em mais nada!

Não esqueci do nosso bate-papo semanal, mas queria de todas as formas enviar meu curso para análise ontem mesmo!

E é isso que faz meu coração disparar e voar mais alto?

Não, não… depois que desenvolvi meu próprio sistema de criação de vídeos (contei na semana passada no post  O que você precisa para produzir videoaulas no padrão Udemy?) não tenho mais medo de ver meus cursos reprovados no controle de qualidade da Udemy (que é bem exigente!).

O que realmente faz meu coração disparar é ver que um curso está publicado!!

Que está ali, visível e disponível para todos!

As primeiras matrículas, as primeiras avaliações, os primeiros comentários são esperados com muita ansiedade!

No início do ano eu meu impus o desafio de criar um curso ensinando a criar cursos online. Mas eu não queria (de jeito nenhum) que ele fosse mais um curso ensinando a criar cursos, entende?

E por isso também me impus um programa extenso e talvez até um pouco denso para quem está começando. Quero que os alunos deste curso, saibam não somente como criar uma sequência de videoaulas, que saibam dar um nome interessante para o curso e que saibam como conquistar seus primeiros alunos.

Quero que eles compreendam os quatro pilares de um curso online de sucesso:

  • Didática do EaD;
  • Concepção de materiais;
  • Gestão de projetos;
  • Comunicação

Tudo isso, dividinho o curso em 7 módulos ( que já podem servir de dica para você que está querendo criar seu primeiro curso online na Udemy):

Módulo 1: Ambientação essencial para que os alunos saibam como participar do curso

Módulo 2: Noções básicas da Didática do EaD o que é ensinar online, quem são os alunos, as carateríscas de um bom instrutor

Módulo 3: Gestão de projeto um curso online é um projeto: então, vai ser preciso saber gerir um projeto!

Módulo 4: Recursos onde falaremos sobre a criação de materiais multimídia

Módulo 5: Meu curso na Udemy para que cada aluno possa conhecer a plataforma Udemy sob dois aspectos: o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem: seus recusos, suas
caraterísticas) e o Marketplace (monetização do seu curso online)
Módulo 6: Plano de comunicação para que os alunos saibam se comunicar com seus alunos corretamente

O plano de comunicação envolve (no mínimo) três fases:

  • Pré-inscrição: esta é a fase de divulgação do seu curso online;
  • Engajamento durante o curso: a comunicação e a interação entre alunos e instrutores é essencial para o bom desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem;
  • Relacionamento: o processo de ensino/aprendizagem não precisa terminar com a conclusão do curso. Aqui nós vamos encontrar maneiras de continuar o relacionamento com seus alunos.

Módulo 7: Mãos à obra: o passo a passo para a criação do seu curso no Udemy

Neste módulo os alunos vão conhecer em detalhes, o processo de criação e de publicação de um curso online na Udemy.

Ambicioso, não?

Por isso mesmo meu coração disparou hoje a tarde, quando o curso entrou no ar!!

Ver esse painel limpinho é uma mistura entre a felicidade de ver um trabalho tomando forma e o desafio torná-lo um bom trabalho!

como criar um curso online

 

O friozinho na barriga também está grande pois meu plano de comunicação (vou mostrar todo o processo e os resultados no módulo 6 do curso) está tenho um alto nível de aceitação e de engajamento mesmo sem eu ter gasto um centinho se quer de divulgação…

As pessoas já estavam esperando (e me cobrando) o curso, ou seja, a expectativa do meu público, dos meus futuros alunos está grande e isso só aumenta esse friozinho certo?

Além disso, ele será um curso diferente da maioria dos outros cursos na Udemy: aqui o conteúdo será liberado ao longo das próximas semanas. Ou seja, o aluno que se matricular agora, não terá acesso imediato aos 7 módulos do curso e assim, poderá realizar todas as tarefas com calma antes de continuar o aprendizado.

Esta não é uma metodologia nova nem criada por mim. Mas é atípico para a plataforma, já que a maioria dos cursos liberam todos os módulos no ato da inscrição. Bom, mais um motivo para apreensão, certo? Será que este método será aceito e compreendido pelos alunos?

Clique AQUI se quiser acompanhar a evolução do curso em tempo real!

E é claro, quando o curso estiver 100% publicado, eu conto para você quais foram os resultados, ok?

Então, até a semana que vem!!

Leila Adriano Ostoyke

Leila Adriano Ostoyke é Professora, Empreendedora Digital e Instrutora Udemy.

Leave a Reply

Close Menu